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VIBEBOARD: DESCUBRA O QUE É E COMO PRATICAR



Se você é apaixonado por surf, skate, long ou snowboard, mas está distante da praia, de uma pista e da neve, saiba que existe uma maneira diferente para manter os treinos em dia: o vibeboard, também conhecido como prancha de equilíbrio!


Além de contribuir com o condicionamento físico, a coordenação motora, o fortalecimento muscular e a concentração, essa atividade ainda é um excelente meio para auxiliar na evolução nas modalidades citadas acima — principalmente, por conta do aumento na flexibilidade.


Além disso, quem se equilibra na prancha de madeira sobre um cilindro ainda consegue melhorar a força nos tornozelos, prevenindo e recuperando lesões, entre muitos outros benefícios.


Neste post, vamos mostrar vários detalhes sobre essa modalidade, que pode ser encarada como uma brincadeira ou uma grande aliada tanto para os esportes radicais quanto para quem busca condicionamento de uma maneira diferente e criativa.


O QUE É O vibeboard


Apesar de ser, hoje, utilizado por atletas e em atividades voltadas ao tratamento fisioterápico — inclusive, no treinamento funcional do pilates — o vibeboard começou mesmo no picadeiro.


Seus precursores foram palhaços e malabaristas de circos, que faziam acrobacias em cima de um rolo com madeira. No entretenimento, isso era conhecido como “Rolla Bolla”.


Então, dos palcos ele acabou sendo atraído por surfistas profissionais, que encontraram na ferramenta um excelente meio de treinamento. Atualmente, é muito utilizado por skatistas e pessoas que têm como hobby atividades ao ar livre, principalmente em parques ou praças.


COMO É FEITO O EQUIPAMENTO


Existem vários tipos de pranchas, que podem até ser feitas de maneira artesanal, de acordo com a sua criatividade.


No geral, o balance board conta com uma prancha de madeira maciça, usada sob um cilindro resistente e emborrachado. Para fixar melhor os pés, há uma camada de lixa sobre a madeira, que auxilia nos movimentos e garante mais segurança ao praticante.


Caso você não queira gastar dinheiro com a compra do equipamento — que vem ainda com um tapete emborrachado —, é possível utilizar um rolo de cano de PVC para fazer o rolo deslizante, ou até uma garrafa pet de 2 litros cheia de água.


Nesse caso, a dica é evitar bolhas e manter a água até o limite da garrafa. Já a prancha pode ser um shape velho de skate, ou um pedaço de madeira — desde que seja bem resistente.


DICAS DE MOVIMENTOS


É claro que, mesmo sendo feito por meio de gambiarras, é preciso tomar alguns cuidados nessa atividade sobre a prancha. A primeira orientação é escolher um local onde não haja objetos por perto, para evitar ferimentos maiores em eventuais quedas.


Além disso, o rolo deve ficar em uma superfície plana. E, se houver a possibilidade de utilizar um tapete de borracha, é melhor.


Para começar, é bem simples: coloque os dois pés, bem afastados, nas pontas da prancha e se projete para cima do rolo. Comece com movimentos lentos, e vá aumentando a intensidade à medida que estiver dominando o exercício.


Se você está começando mesmo no balance board, a dica é usar uma cadeira alta ao seu lado como ponto de apoio e ancoragem. Assim, quando a confiança for aumentando, você poderia se livrar dessa ajuda.


No caso das crianças, o ideal é que haja sempre o devido acompanhamento por parte de um adulto, que pode dar apoio com as mãos nas primeiras experiências.


OS MELHORES LUGARES PARA PRATICAR


A maioria dos esportistas que utilizam o balance board para evoluir nas suas modalidades escolhem lugares abertos para praticar. Pode ser um parque ecológico, uma praça pública ou até a rua da sua casa, desde que não tenha movimento de carros.


Você também pode praticar dentro de casa em cima do carpete, por exemplo — contanto que a sala não tenha objetos que possam cair com um tombo seu.


Enfim, as possibilidades são muitas. Até mesmo na praia, quando você estiver se aquecendo para entrar no mar, ou antes de cair em uma pista de skate. Afinal, essa é uma excelente ferramenta de aquecimento.


AS MANOBRAS DO VIBEBOARD


A partir do momento em que você estiver em cima da prancha, as possibilidades de manobras são infindáveis.


Além de ir para frente e para trás, você pode realizar agachamentos, deitar sobre a prancha, pular mudando de base, subir e descer de um degrau e fazer movimentos do freestyle — como subir no rolo virando a prancha por meio dos pés.


Posições do pilates também são muito convidativas para serem desenvolvidas em cima da prancha, ajudando até a treinar mais o equilíbrio, a concentração e a força.


Além disso, o uso de pesos, como halteres ou kettlebells, nas mãos é outra dica que pode aumentar a resistência dos movimentos. Para quem já está em um nível mais avançado na atividade, até flexões de braços podem ser feitas na prancha!


OS BENEFÍCIOS DO VIBEBOARD


Mesmo sendo visto por muita gente como uma brincadeira, os benefícios do balance board são sérios e comprovados cientificamente. Seus movimentos funcionais ajudam a tratar diversas lesões nos tornozelos, na lombar e no quadril — sem falar na estabilização muscular.


Além disso, quanto aos esportes radicais, o vibeboard auxilia muito mais do que apenas na evolução. Seus movimentos contribuem ainda com a concentração e a disciplina, trazendo mais equilíbrio e força.


De modo geral, seu treino aumenta consideravelmente o foco, além de fortalecer o abdômen, contribuindo até com a melhora da postura.


Ainda, proporciona um pleno desenvolvimento da propriocepção, que é um sistema que envolve todos os receptores musculares, dos tendões a ligamentos do corpo humano — ou seja, diminui também possíveis tensões cumuladas.


Já existem vários tipos de pranchas no mercado, atualmente, podendo ser utilizadas por crianças, jovens e adultos. Basta escolher os tamanhos adequados para cada tipo de estatura. Enfim, com a prática do balance board a diversão estará garantida, seja no parque, na praia, no campo, na academia ou até em casa.


Por tudo isso, o vibeboard é recomendado por fisioterapeutas, educadores físicos e treinadores de diversas modalidades, como skate, surf e stand-up. Sem dúvidas, uma modalidade bem completa, e uma excelente pedida para quem está em busca de mais equilíbrio na vida!


Fonte: Capixaba

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