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Velocidade De Execução Dos Exercícios




Uma das vertentes mais esquecidas pelos praticantes de musculação é a velocidade de execução dos exercícios. Antes de explicar porque o movimento lento é excelente, na maioria das vezes, preciso explicar alguns conceitos pra vocês.


Para tudo que fazemos durante nosso dia, desde pentear o cabelo, andar, fazer exercício, qualquer coisa, precisamos de energia imediata, e essa energia é proveniente de uma molécula chamada ATP. Então sempre que ouvir falar dessa molécula lembre de energia!!! ATP nada mais é do que energia estocada!!!


Outra coisa importante é sobre as duas fases do movimento de qualquer exercício. A fase exentrica e concêntrica. A fase concêntrica é quando a musculatura se contrai e a excêntrica é quando o músculo se alonga. É conhecido popularmente como ida e volta.


Então, sempre que realiza qualquer exercício a fase excêntrica e concêntrica estão inseridas no movimento.


Então vamos lá…. conhecidos esses conceitos importantíssimos, vamos falar sobre a velocidade da execução dos exercícios.


A velocidade de execução do exercício é o tempo que dura a fase excentrica e concêntrica do movimento. Tanto para emagrecimento quanto para hipertrofia, nas duas fases da execução a velocidade mais lenta é mais recomendada. Quanto mais lento, maior o tempo de contração do músculo, desta forma gerando mais micriolesoes no músculo e gastando mais energia (ATPs)para todo o processo.


Vamos usar como exemplo um exercício de supino reto com a barra. Realizando a subida do peso (fase concêntrica) de forma lenta, gastamos mais ATPs para realizar o movimento. Já na descida (fase excentrica) , fazendo o movimento de forma lenta, geramos uma maior quebra dos tecidos musculares.


Outra vantagem em realizar os exercícios de forma lenta é a possibilidade de carregar manos peso para fazer o mesmo numero de series, desta forma não expondo as articulações e ligamentos a uma carga tão alta de peso, evitando possíveis lesões oriundas do excesso de peso. Treinando com a velocidade lenta você provavelmente reduzirá o número de repetições que está acostumado a fazer, pois ficará mais tempo em contração , levando o músculo a fadiga mais rápido.


Existe uma forma de se contar a velocidade. Pode-se usar 2020 , 4040, 4020. Deixe-me exemplificar: usando como exemplo novamente o exercício de supino reto com a barra. A velocidade de execução 2020 quer dizer que devemos descer a barra até o peito em 2 segundos, 0 segundos de descanso embaixo, subir em mais 2 segundos e 0 segundos de descanso quando a barra voltar a posição inicial.


A velocidade de execução 4020 mostra que devemos descer a barra em 4 segundos, descansar 0 segundos embaixo, subir em 2 segundos e descansar 0 em cima.


Esta forma de contar a velocidade torna fácil periodizar os treinamentos. A velocidade é muito importante na obtenção de resultados mais efetivos, porem quase 100% das pessoas faz os exercícios com a velocidade rápida.


Não estou querendo dizer que só os exercícios feitos de forma lenta funcionam. Se deve utilizar a velocidade rápida quando o objetivo seja trabalhar potencia muscular, algum movimento especifico de um esporte ou para variar o estimulo em um ciclo de treinamentos onde o ritmo lento já foi usado em alguns períodos . Más em outros casos a velocidade cadenciada sempre funcionará de forma mais eficaz.



Fonte: Blog Leven

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