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Treino funcional aumenta o equilíbrio e a força do seu corpo



Enquanto surgem com frequência diversos tipos de treinamentos, todos eles prometendo inúmeros benefícios ao seu corpo, o treino funcional vem ganhando cada dia mais adeptos com uma ideia simples: utilizar os movimentos naturais do corpo. Ações simples como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar integram a modalidade que traz diversas vantagens para quem a pratica. 


O treino funcional é reconhecido inclusive pelo Conselho Federal de Educação Física, que o define como “a mais moderna maneira de compreender o corpo: um organismo integrado no qual os músculos, ossos, articulações, artérias e veias sanguíneas trabalham em conjunto, com o objetivo de preservar nossa capacidade de executar movimentos”. 


Quem pratica a modalidade vê o corpo evoluir, ganhando mais força, equilíbrio e flexibilidade. Além disso, o treino permite melhorar o condicionamento físico, aumentando a resistência e agilidade. Este tipo de treinamento já é visto inclusive como uma maneira de quebrar a rotina dos treinamentos convencionais da musculação, sendo uma alternativa para quem busca algo mais dinâmico e variado. 


Treino funcional ajuda a ganhar massa?


Esta é uma pergunta bastante recorrente, pois muitas pessoas acreditam que com o treino funcional não é possível ganhar músculos, o que é sistematicamente rebatido por especialistas. Segundo eles, esta modalidade de treinamento, quando praticada com dedicação e empenho, pode agregar volume e definição muscular ao corpo, contribuindo também para manter a harmonia estética. Outro ponto destacado pelos profissionais de educação física é que o treino funcional é muito mais completo para garantir o condicionamento físico, tanto para atletas quanto para o dia a dia das pessoas. Ele pode, inclusive, substituir os treinos de musculação tradicional.

É importante ressaltar que, nos casos em que o objetivo principal é a participação em competições de fisiculturismo, é preciso muito mais do que uma única modalidade de treinamento. Neste caso, a vantagem de incluir o treino funcional na rotina de exercícios é que ele aumenta a força do corpo de maneira geral, contribuindo para a melhoria dos resultados nas demais modalidades.

O ideal é ter a orientação de um profissional especializado para que os resultados estejam de acordo com o esperado, até mesmo para que a inclusão de outras modalidades seja feita da melhor maneira possível. Uma alimentação equilibrada, com a utilização de suplementos – quando necessário – também deve contar com a ajuda de um nutricionista.




Fonte: A revista da Mulher