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TREINAMENTO FUNCIONAL – IMPORTÂNCIAS DO EQUILÍBRIO


Todo movimento eficiente observado com mais atenção têm um ponto em comum: o Equilíbrio, isto é, a grande capacidade que um atleta tem de manter seu centro de gravidade sobre sua base apoio, neutralizando as forças externas que poderiam prejudicar o desempenho.

A princípo Equilíbrio têm muito mais a ver com Coordenação e Controle, com a capacidade que o indivíduo têm de manter o balanço sobre a superfície onde está apoiado; já Estabilidade se relaciona de forma mais clara, com a capacidade de cria resistência contra os distúrbios do Equilíbrio.

Dia-a-dia

A questão é que depois da primeira infância, onde os estímulos de Equilíbrio estão presentes no nosso dia-a-dia, como aprender a andar por exemplo, deixamos de ter esses desafios de forma regular no nosso dia-a-dia. Mas independente de não condicioná-lo as demandas de Equlíbrio estão presentes a todo momento na nossa vida, e pricipalmente nas atividades esportivas.

Atuação no sistema nervoso


Por exemplo, a cada momento que ao desferir um chute, um pé só apoia-se sobre o chão, terminações nervosas encontradas nos músculos, articulações e tendões, chamadas de propriceptores, enviam essa informação ao Sistema Nervoso Central para ajustar todos os segmentos do corpo durante o movimento, com a finalidade de manter o Equilíbrio.


Quanto mais rápido e preciso for esse processo, mais eficiente será o movimento.

Nos esportes o atleta ou praticante precisa de muito Equilíbrio e Estabilidade num ambiente dinâmico, e é dessa forma que os estímulos, no caso os exercícios, devem estar presentes no treino.


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