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PRANCHAS DE EQUILÍBRIO: UMA ONDA FITNESS PARA MELHORAR SUA FORÇA E EQUILÍBRIO


As pranchas de equilíbrio possuem o formato semelhante a um skate. É uma placa de madeira projetada para equilibrar e deslizar em cima de um cilindro, imitando o movimento lateral dos esportes de prancha, como o surf e skate.

Por isso é cada vez mais comum um personal trainer adicionar a prancha de equilíbrio nos treinamentos que planejam para os seus alunos.

Para acrescentar uma atividade diferente e com benefícios para sua saúde, vale a pena tentar incluir a prancha em seus treinos.

Dicas:

Mantenha-se relaxado, mantenha seu centro (pense no umbigo) no meio da prancha, mantenha seus joelhos levemente flexionados e seu olhar para frente. Vá praticando até se adaptar e ficará cada vez mais confortável ao longo do tempo.

 Você pode começar usando o apoio de uma pessoa, parede ou mesa para não ter risco de queda.

A maioria das pessoas pode usar este equipamento sem orientação profissional, embora se você tiver problemas de equilíbrio ou estiver preocupado com segurança, procure um instrutor para obter ajuda no início.

A prancha de equilíbrio como já dissemos acima, não é apenas para surfistas e skatistas, esse equipamento fitness pode ser uma maneira eficaz para trabalhar o seu core (conjunto de músculos do abdômen, lombar, pelve e quadril), aumentar a estabilidade e melhorar o equilíbrio e a força, é uma excelente forma de melhorar o seu treino.

Exercícios baseados em equilíbrio são uma maneira de ativar seus músculos do core e construir estabilidade que irá beneficiar você, tanto na manutenção da funcionalidade do centro do corpo como na prevenção de lesões. A prancha de equilíbrio não é algo que todos incorporam em suas rotinas de treinos. Esse equipamento causa um pouco de intimidação nas pessoas no começo.

Diversão e Desafio

o uso da prancha de equilíbrio é muito divertido e prazeroso, tanto individual ou com os amigos.

O desafio é constante, já que sempre há uma busca pela evolução, as possibilidades de manobras e exercícios são infinitas. Basta apenas usar a criatividade.

Equilíbrio

Com certeza o equilíbrio é o mais desenvolvido e essa busca é constante. Você pode ir dificultando os movimentos assim que vai evoluindo e ficando mais “fácil” de se equilibrar.

Estabilização Muscular

Para se equilibrar em cima da prancha o corpo utiliza de músculos estabilizadores, que não estamos acostumados a usar no dia a dia e na maioria das atividades físicas.

Com a prática esse músculos ganham força e são desenvolvidos.

Foco e Concentração

A mente também é beneficiada com a prática, foco e concentração são essenciais para se manter equilibrado. Além de ajudar a mente a se desligar do stress do dia a dia.

Fortalecimento do Core

Os músculos do core (como abdômen e lombar) são um dos mais trabalhados e desenvolvidos. Ter um core desenvolvido e fortalecido ajuda no desenvolvimento de diversos esportes, além de melhorar a postura e dores nas costas.

Propriocepção e Prevenção de Lesões

A propriocepção é um sistema que envolve diversos receptores nervosos dos músculos, ligamentos e tendões responsáveis por alterar a tensão muscular. Com a melhora da propriocepção o risco de lesões musculares e rompimento de ligamentos diminui.

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