• Agência X10

POR QUE O ALONGAMENTO É IMPORTANTE?


Fazer exercícios físicos todos os dias é importante para a saúde, tanto do corpo quanto da mente. Correr ou caminhar, por exemplo, melhora a circulação do sangue, a respiração, o funcionamento do coração, mas também exerce benefícios poderosos sobre o emocional.

Quem se exercita fica mais feliz, menos estressado, consegue produzir mais no dia a dia e fica mais tranquilo. Se exercitar, como dissemos, é importante, mas se alongar é ainda mais. Quem se exercita sem se alongar pode ter sérios problemas que vão muito além de uma lesão.


Para mostrar a importância do alongamento, preparamos um texto mostrando porque essa prática deve ser adotada antes de qualquer atividade física.


Prevenção de lesões


A prática do alongamento, como dissemos acima, é fundamental para evitar que o atleta sofra lesões ao realizar exercícios, pois essa atividade prepara o corpo para o impacto da atividade física.


Além disso, o alongamento fortalece a musculatura, aumenta o gasto calórico e faz com que a sensação de bem-estar, típica da prática do exercício, seja ainda maior.


Melhora na respiração


O simples ato de se alongar antes de uma caminhada, por exemplo, torna o exercício ainda mais positivo, pois melhora a respiração. Depois de um alongamento, a recomendação dos professores é de que o atleta respire fundo, diminuindo a tensão dos músculos e melhorando o resultado da atividade.


Ajuda no aquecimento


O alongamento torna o aquecimento, antes dos exercícios, ainda mais benéfico, pois a atividade aumenta a temperatura do corpo. Quando nos exercitamos, suamos mais, nosso coração bate mais rápido e, por isso, nosso corpo esquenta.


Então, quando nos alongamos antes do exercício, o corpo já está mais aquecido, tornando o aquecimento mais eficiente.


Ajuda na coordenação


Quem faz exercícios que possuem muitas combinações de exercícios, como atividades ligadas à dança (zumba, por exemplo), precisa de muita coordenação motora para praticar o exercício. Ao nos alongarmos, a coordenação motora para a prática de exercícios mais complexos melhora consideravelmente, tornando os movimentos mais fáceis e leves. Ou seja, com o alongamento, o exercício é muito mais produtivo.


Desenvolve a consciência corporal


Sabe quando alguém lhe pede para tocar seu pé esquerdo com a mão direita e você fica alguns minutos pensando, sem saber qual é o lado direito ou o lado esquerdo do seu corpo? Quando você se alonga antes do exercício, essa informação fica muito mais fácil.

Isso acontece porque o alongamento desenvolve a consciência corporal, porque você sabe exatamente onde está seu pé direito ou sua mão esquerda, afinal está os alongando antes daquela série de exercícios simples, mas tão confusa.


Ajuda a liberar movimentos


Algumas vezes, nossas emoções são tão intensas que simplesmente não conseguimos executar um determinado exercício. Mas, quando nos alongamos, a tensão emocional que bloquearia esse exercício simplesmente desaparece, tornando tudo mais fácil.


Ativa a circulação


Um dos grandes benefícios, alardeados por todos, é que os exercícios melhoram a circulação do sangue. Os alongamentos também tem esse efeito benéfico pelo corpo. Ao ativarem a circulação, eles tornam os efeitos positivos do exercício ainda mais intensos.


Fonte: Action360