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O que é Treinamento Funcional?



No mundo fitness, o termo treinamento funcional tem sido cada vez mais presente nas conversas e indicações de exercícios físicos.


A motivação é principalmente porque os exercícios funcionais têm sido considerados os mais adequados para a  melhora dos padrões de movimento, da resistência, flexibilidade, postura e força, além de grande perda de peso.


Entenda melhor o que são e para que servem os treinos funcionais.


O que é treinamento funcional? Conheça a base de tudo


O termo “funcional”, segundo o dicionário Houaiss é: “Algo que foi concebido e executado para ter maior eficácia nas funções que lhe são próprias; que possui eficácia, prático, utilitário”.


Além disso, outra explicação é que: “Treinamento Funcional visa melhorar a capacidade funcional, ou seja, a habilidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência”.


Então para entender tudo isso em palavras mais simples é válido dizer que o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais das pessoas, como correr, pular, agachar, puxar e assim por diante.


O exercício funcional vem para somar às demais modalidades presentes nas academias e, assim, preencher uma lacuna e possibilitar um desenvolvimento corporal mais homogêneo, ou seja, mais completo.


Porque segundo as orientações da ACSM (American College of Sports Medicine), toda novidade desperta curiosidade entre alunos e professores, mas nenhuma atividade física é completa por si só, portanto, sempre requer a sua associação com outras atividades que a completem.


Academia funcional: trabalho mais globalizado dos músculos


O treino funcional é caracterizado pela semelhança do trabalho às situações cotidianas e baseia-se no princípio da especificidade, direcionado a alguma modalidade.


As situações do dia a dia, por muitas vezes, requerem o emprego de movimentos e gestos motores que exigem o trabalho de diversos grupos musculares ao mesmo tempo.


Sendo assim, a proposta dos exercícios funcionais é justamente promover ações musculares em conjunto e simultâneas, proporcionando um trabalho corporal mais globalizado e completo.


O exercício funcional tira o praticante dos movimentos mecânicos e eixos definidos e isolados, muito comuns na musculação.


Essa nova forma de academia funcional é baseada em circuitos, que vão mudando de acordo com as aulas, fazendo com que a pessoa pense no movimento que está realizando e não apenas executando-os mecanicamente.


Pode ser praticado em grupos, mas também pode acontecer como um treinamento individual.


Para a sua realização, o treinamento funcional utiliza elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes.


Aula funcional: três grandes bases


Como acontece essa prática do exercício funcional?


Primeiro, é realizada a transferência de exercícios convencionais para funcionais, ou seja,  é feita  uma troca gradativa de exercícios em máquinas, para exercícios com o próprio corpo.

Depois acontece o treinamento do Core, ou seja, acontece a concentração do trabalho do centro do corpo para as extremidades, facilitando o aprendizado e a melhoria da consciência corporal.


E na sequência vem o treino de propriocepção ou bases instáveis na aula funcional, que é realização de trabalhos seguros em superfícies instáveis para melhorar a reação do nosso corpo com relação a uma adversidade.


Estudiosos do movimento revelam que a maioria dos estudos científicos associa o emprego da instabilidade com boas adaptações coordenativas, melhoria da propriocepção e a manutenção do equilíbrio em indivíduos normais, idosos e atletas.


Os exercícios funcionais devem ser aplicados gradativamente dentro de uma série de musculação, como citado acima, e o primeiro ponto forte a ser trabalhado é o centro do corpo, fazendo você ter um melhor resultado dentro do seu trabalho planejado.

Em resumo, o treinamento funcional consiste na reprodução de ações realizadas nos esportes ou no cotidiano.


Hoje muitos professores tem se especializado no assunto e nossos alunos tem, como principal resultado, um grande gasto energético e uma melhora do condicionamento físico geral trazendo maiores benefícios para tudo que realiza no dia a dia.


Fonte: Companhia Athletica


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