• Agência X10

O que é equilíbrio funcional e porque é tão importante na melhora do dia a dia?



O organismo está sempre em busca do equilíbrio, incluindo os fatores nutricionais, o meio ambiente externo (tudo com o que o ser humano se relaciona), meio ambiente interno (nossas emoções), a nossa estrutura (sistema musculoesquelético), sendo que todos esses fatores são interdependentes, ou seja, interferem uns nos outros. O corpo é uma unidade, sendo impossível separar físico e mente, pois estão conectados entre si.


Quando uma doença se instala no organismo significa que houve quebra desse equilíbrio, podendo ser a doença causada por desequilíbrios de origem física, emocional, nutricional ou todos esses.


Fatores psicológicos como a ansiedade, estresse e depressão quase sempre acompanham doenças ou dores crônicas. A diminuição desses fatores é fundamental para que haja respostas positivas aos tratamentos.


A fisioterapia possui ferramentas como a microfisioterapia, para facilitar o processo de cura aproximando o paciente do equilíbrio, permitindo redução de dores e melhor qualidade de vida.



Fonte: Clínica Finit