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Entenda a importância de beber água durante o treino



Se aproximadamente 60% de nosso corpo são feitos de água e nos músculos esse percentual sobe para 75%, imagine a importância do líquido em nossas vidas… e nos treinos!

Lembrando também que a água está em todas as reações químicas que o organismo humano realiza, além de formar a estrutura celular, regular a temperatura corporal e ajudar no transporte de nutrientes e oxigênio por meio dos glóbulos vermelhos.


Mecanismos vitais contam com atuação da água para funcionarem adequadamente, seja na eliminação de dióxido de carbono pela respiração, equilíbrio da pressão arterial ou saúde cardiovascular.


Quer mais razões para tomar água antes, durante e depois do treino? Confira:


• Ajuda a controlar o cansaço, permitindo treinar com mais disposição; • Reduz o risco de cãibras; • Favorece a circulação do sangue e, por consequência, a eliminação de toxinas; • Carrega o glicogênio até as células, proporcionando aproveitamento desta fonte de energia que é armazenada nos músculos e solicitada quando fazemos atividades físicas; • Não tem calorias; • Otimiza o aproveitamento de muitas vitaminas hidrossolúveis.


Perdemos muito líquido através do suor durante a atividade física, porque evaporar água pela pele é a estratégia que o organismo tem de manter a temperatura a 37°C.

O suor é contém 99% de água e alguns nutrientes, principalmente sódio e cloro, além de menores porções de cobre, zinco, cálcio, magnésio, potássio e ferro.


Um detalhe fundamental: cerca de 1 hora após exercícios de maneira constante, nosso corpo perde mais água do que somos capazes de produzir. Quando não há reposição do líquido, acontece uma desidratação, e a saúde pode ser prejudicada.

Portanto, é importante ingerir água toda vez que treinar, especialmente nos dias mais quentes.


Saiba por que é preciso beber água ao treinar


Um modo simples de garantir hidratação nos dias de atividade física é ingerir água fresca em goles pequenos, antes e durante os treinos. Bebidas esportivas, como as isotônicas, também são úteis, pois são produzidas com ingredientes próprios para hidratar o corpo em questão de minutos.


Apesar de muito importante, a água pura não atende à necessidade de repor líquido de forma completa e rápida. O elemento principal neste caso deve ser o sódio. Fora isso, a presença de açúcar na bebida melhora o gosto e ajuda o organismo acelerar a assimilação da água e do sódio.

A hidratação auxilia na redução do cansaço e potencializa o rendimento do metabolismo.


No entanto, apesar de a água ser indispensável para uma boa performance, é preciso saber a quantidade certa.


Entupir-se de líquidos pouco antes de fazer exercícios não é um método muito eficaz. Ao contrário, pode deixar o corpo literalmente mais pesado e acelerar a vontade de ir ao banheiro.


Quando a modalidade é a corrida, então, fazer um pit stop para uma ida ao toalete nem sempre é possível, criando assim um desconforto capaz de tirar a concentração, entre outros prejuízos.


O consumo de água ou isotônicos precisa ser moderado, o suficiente para deixar a temperatura corporal sob controle, driblar a fadiga e pisar no freio dos batimentos cardíacos, para eles não acelerarem demais da conta.

Não esqueça que as chamadas bebidas esportivas trazem sódio na composição, e sal favorece a retenção hídrica.


Geralmente, a quantidade pode ser definida assim: 200 ml de água ou isotônico a cada 20 minutos de treino. Mas a medida varia em função do peso corporal de cada pessoa.


Normalmente, os isotônicos são recomendados mais para quem costuma correr mais de 1 hora sem parar, por exemplo. Atletas assim perdem muitos sais minerais, além de líquidos.


Outra dica é ingerir os líquidos frios ou gelados, já que isso facilita a absorção deles. E não custa lembrar: descarte da lista de possíveis fontes de hidratação os refrigerantes, os produtos com álcool e cafeína e os sucos de frutas ácidas.




Fonte: Tudo Ela

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