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DORES NAS ARTICULAÇÕES APÓS ATIVIDADES FÍSICAS – O QUE PODE SER?




Exercitar é algo saudável e divertido que ajuda a manter a forma e o bom humor. No entanto, um movimento errado pode causar uma lesão. Então, como você pode saber se o que sente é uma dor saudável, típica do exercício ou se você se machucou?



Exercício saudável


Se você quiser iniciar uma rotina de atividades físicas, não tente fazer muito exercício, tudo de uma vez e exigindo mais do que seu corpo pode aguentar.


Os especialistas recomendam exercícios regulares, manter uma rotina ao longo do tempo e aumentar o nível de atividade conforme o corpo vai fortalecendo (mas ainda assim, quase ninguém está livre de se ferir).

Geralmente, muitas pessoas que têm um estilo de vida sedentário de repente querem perder quilos extras e ter um estilo de vida saudável. Então, elas começam com muito entusiasmo, mas, ao mesmo tempo, se exercitam demais.


Se você não está acostumado a exercitar, é provável que os músculos estejam fracos. Isso não significa que você é fraco, mas que o corpo se desacostumou a certos movimentos e, se você os fizer de forma abrupta, pode se ferir.


Se você não se exercita há muito tempo e um dia você passa 15 minutos se exercitando, é muito provável que os seus músculos vão doer quando caminhar ou fizer outras atividades. Isso é normal e não causa complicações.


Como saber se a dor é saudável?


Para você poder diferenciar quando se trata de um desconforto do exercício e quando é uma lesão, há algumas coisas que podem ajudar:


-Os desconfortos da chamada “dor saudável” não aparecem durante o exercício, mas um ou dois dias depois. É por isso que a recomendação é parar de se exercitar se sentir dores durante o exercício.


-Se você começar a se exercitar e sentir um desconforto ou dor saudável e parar, ela deve desaparecer após 10 ou 15 minutos de exercício. Caso contrário, se for uma lesão, a dor continua e pode piorar.


-A maioria das lesões que ocorrem nos exercícios causa inflamação (inchaço), que em geral são acompanhadas por dor e vermelhidão na pele. As dores musculares do exercício não causam inflamação ou vermelhidão.


-Às vezes, você pode pensar que não está inflamado, mas não é visível do lado de fora. Nesses casos, para descobrir se há uma lesão, você pode tentar mover a articulação e comparar com a outra. Provavelmente, você não vai conseguir mover muito. Além disso, a parte lesada pode ser mais fraca.


-Se pressionar alguma parte e provocar dor, você pode ter sofrido uma lesão que precisa de avaliação médica.


-A dor comum tem a ver com os músculos. É importante que consulte um especialista se seus joelhos, tornozelos, pulsos ou cotovelo doem. Se sentir entorpecimento ou formigamento em algum lugar, não deixe de ir ao médico, isso pode ser uma lesão mais grave.


A maioria das feridas cura sozinha com o tempo, se você aplicar gelo e manter elevado o local ferido ajuda. No entanto, se a dor não desaparecer após uma semana, consulte um especialista.


Fonte: Action360

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