• Agência X10

De que forma o treinamento funcional ajuda a evitar lesões?



O treinamento funcional é um treinamento físico que está em alta no mundo fitness. Um dos objetivos de quem o pratica é emagrecer. Porém, os benefícios vão muito além da perda de peso.


Esse exercício é benéfico para o corpo todo. Ele desenvolve muitas habilidades como resistência, postura, força, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, coordenação e velocidade.

Mas, afinal, como funciona esse treinamento? Por que muitos médicos e fisioterapeutas indicam a sua prática para a prevenção de lesões? Leia o nosso post e descubra!


O que é o treinamento funcional?


O treinamento funcional é um tipo de treinamento esportivo que não utiliza máquinas, e sim os movimentos do próprio corpo, auxiliado por pesos e alguns materiais dinâmicos, como bolas e elásticos.


O corpo consegue se desenvolver em perfeita harmonia, pois, quando não se utiliza aparelhos, mas a força do corpo, deixa-se também de trabalhar os músculos de forma isolada por meio de movimentos mecânicos. Assim, quando uma musculatura é trabalhada, todas as outras partes do corpo interligadas a ela também são ativadas.


Como funciona uma aula?


A aula pode ser aplicada individualmente ou em grupos. O indicado é que tenha poucos alunos para cada professor, pois é essencial que os movimentos sejam realizados corretamente para que não haja problemas futuros.


Se você pratica alguma atividade física, é possível buscar um treino combinado com o seu esporte. Para isso, você deve pedir para o professor focar nas habilidades que deseja desenvolver.


Outra vantagem é em relação à duração da aula. Normalmente ela leva uma hora, porém é facilmente adaptada em tempo menor, caso a pessoa tenha uma rotina muito corrida.


Como o treinamento funcional ajuda a evitar lesões?


O funcional é um treinamento do movimento diário. Ele trabalha todo o corpo, levando os movimentos do dia a dia para a aula, por isso, é fundamental para a prevenção de lesões.


Prevenção de lesões diárias


Um bom exemplo do reflexo dessa atividade na vida das pessoas acontece ao carregar compras do supermercado. Com certeza, o aluno dessa modalidade, vai saber como levar corretamente as sacolas, prendendo a escápula e deixando a coluna sempre reta.


O mesmo vai acontecer na hora de agachar para deixar as compras no chão, onde ele fará o movimento correto, utilizando os joelhos e preservando a lombar.


Prevenção de lesões esportivas


Esse tipo de treinamento é excelente, pois pode ser adaptado para melhorar a performance de atletas de todos os esportes.


É possível modelar todo o treino, selecionando os exercícios de força para os músculos mais utilizados no esporte praticado, além de desenvolver diversas aptidões.


Para corredores pode-se focar na resistência, surfistas e skatistas podem reforçar o equilíbrio e tenistas, a agilidade. O universo do funcional é imenso, abrange todos os tipos de esportes e pessoas.


Aprenda exercícios importantes do treino funcional


Aprenda alguns exercícios, mas lembre-se: nunca pratique atividades físicas sem a ajuda de um profissional.


Agachamento


Um ótimo exercício para fortalecer a região das coxas, glúteos, quadríceps e gêmeos é o agachamento.


Modo de executar: Alinhe os pés e mantenha-os afastados. Flexione as pernas, estique os braços para ganhar estabilidade, agache devagar, jogando os glúteos para trás e estabilizando o abdômen. Retorne para a posição inicial. Faça o movimento 10 vezes, em três séries.


Dica para não errar: ao agachar, os seus joelhos nunca podem ficar à frente de seus pés.


Prancha


Trabalha a musculatura profunda do abdômen, além de fortalecer a lombar e ativar a região central do corpo.


Modo de executar: Deite-se de bruços, apoiando o corpo nos cotovelos e dedos dos pés. Ative a região do abdômen para não forçar a lombar. O tempo para iniciantes deve ser de 20 segundos. Repita três vezes.



Fonte: Mundo Milhas