• Agência X10

Balance Board - Prancha de equilíbrio



O balance board, também conhecido como prancha de equilíbrio, é um equipamento composto por uma prancha de madeira e um cilindro, geralmente feito em plástico ou madeira.


O balance board trabalha também a força, condicionamento físico, fortalecimento muscular, concentração, alívio do stress, diversão, fortalecimento do core, prevenção de lesões, desenvolvimento e melhora do desempenho em outros esportes de prancha como o surf, stand up paddle, skate, snowboard, sandboard, wakeboard.


Além do uso recreativo, o balance board é bastante utilizado em tratamentos de fisioterapia e pode ser visto em academias de musculação, pilates, treinamento funcional, entre outros. Seu uso é bastante indicado em reabilitações ortopédicas e pós-operatórios.

Benefícios na prática do balance board


Diversão e Desafio


A prática do balance board é muito divertida e prazerosa, tanto individual ou com os amigos.


O desafio é constante, já que sempre há uma busca pela evolução, as possibilidades de manobras e exercícios são infinitas. Basta apenas usar a criatividade.


Equilíbrio


Com certeza o equilíbrio é o mais desenvolvido e essa busca é constante. Você pode ir dificultando os movimentos assim que vai evoluindo e ficando mais “fácil” de se equilibrar.


Estabilização Muscular


Para se equilibrar em cima da prancha o corpo utiliza de músculos estabilizadores, que não estamos acostumados a usar no dia a dia e na maioria das atividades físicas.

Com a prática esse músculos ganham força e são desenvolvidos.


Foco e Concentração


A mente também é beneficiada com a prática, foco e concentração são essenciais para se manter equilibrado. Além de ajudar a mente a se desligar do stress do dia a dia.


Fortalecimento do Core


Os músculos do core (como abdômen e lombar) são um dos mais trabalhados e desenvolvidos. Ter um core desenvolvido e fortalecido ajuda no desenvolvimento de diversos esportes, além de melhorar a postura e dores nas costas.


Propriocepção e Prevenção de Lesões


A propriocepção é um sistema que envolve diversos receptores nervosos dos músculos, ligamentos e tendões responsáveis por alterar a tensão muscular. Com a melhora da propriocepção o risco de lesões musculares e rompimento de ligamentos diminui.


Fonte: Taruga Surf