• Agência X10

4 exercícios para melhorar o equilíbrio



Há várias vantagens em exercitar o equilíbrio. Além do motivo óbvio que ajudará a evitar quedas futuras, há também o fortalecimento do núcleo, que contribui para uma barriga mais tonificada, e melhor desempenho em esportes como tênis, por exemplo. Veja abaixo 4 exercícios simples que você pode fazer em casa ou antes do seu treino habitual.

Importante: antes de começar cada um, contraia os músculos abdominais (sem prender a respiração), como se estivesse se preparando para levar um soco. Isso ajudará a ativar os músculos do núcleo que rodeiam a espinha e a tonificar a sua área abdominal, prevenindo lesões. Se você tem algum problema de saúde, consulte o seu médico antes de iniciar um novo tipo de exercício.


1. Equilíbrio em um pé só: posicione-se próximo a uma parede ou uma cadeira firme para poder se apoiar caso perca o equilíbrio. Fique em pé com os pés juntos, levante um dos pés mantendo o joelho dobrado para frente ou para o lado. Segure a posição com os olhos abertos e depois com os olhos fechados. Abaixe o pé e depois levante o outro. Repita 4 vezes para cada pé.


2. Balanço de perna: em pé, estique a perna esquerda e levante-a 10 a 15 cm do chão. Com os braços ao longo do corpo, balance a perna esquerda para frente e para trás, tocando o chão para se equilibrar (se necessário) e mantendo o tronco ereto. Repita o movimento sem tocar o chão. Alterne as pernas e repita.


3. Movimento de relógio com os braços: equilibre-se em uma perna só, mantenha a cabeça erguida, as costas retas e as mãos nos quadris. Imagine seu braço como o ponteiro de um relógio e aponte para onde estaria o número 3 (o 12 seria o seu braço totalmente esticado para cima), depois, gire o braço na direção do número 9. Repita os movimentos com a outra perna e o outro braço.


4. Movimento de relógio com as pernas: equilibre-se em um pé só, mantenha a cabeça erguida, as costas retas e as mãos sobre os quadris. Estique a outra perna para frente e imagine que você é o centro do relógio. Aponte o pé na direção de onde ficariam os números 12,9 e 3, enquanto mantém o equilíbrio. Aumente o desafio ao pedir para alguém ditar diferentes horários para você fazer. Troque a perna e repita o processo.

Depois que os exercícios já estiverem sendo realizados facilmente, você pode aumentar o nível de dificuldade utilizando alguns acessórios específicos para esse fim, como discos de equilíbrio, almofadas, rolos de espuma resistente, etc. Mas não descuide da sua segurança: pratique em um local aberto, sem objetos e móveis que possam cair e, de preferência, perto de uma parede ou superfície estável para se apoiar caso você perca o equilíbrio.





Fonte: Receita de Vida